segunda-feira, 2 de abril de 2012

Ufa!

Confesso que não conheço o autor, mas, enquanto fazia mais um simulado do Enem sábado passado, li o trecho, escrito durante a Ditadura, em uma das questões. Achei que era muito semelhante ao que eu sentia naquele momento.

"(...) mas não tive sequer o sopro necessário, e, negado o respiro, me foi imposto o sufoco; é esta consciência que me libera, é ela hoje que me empurra, são outras agora minhas preocupações, é hoje outro o meu universo de problemas; num mundo estapafúrdio (...)"

Trecho de "Um Copo de Cólera" Raduan Nassar, 1978

O sopro necessário eu até tive: esses anos todos de estudo. Mas o respiro negado se relaciona com a minha relação com as exatas, que me sufocam, assim como esse método louco educacional brasileiro. Método esse que me faz decorar coisas que eu jamais usarei em toda a minha vida após novembro deste ano. Gostaria que minhas preocupações fossem outras, - e também até são - mas as maiores preocupações têm que ser os estudos, as notas, os números, a escola, o próprio Enem. Esse é o meu atual universo de problemas, que não me libera - como o fazem meus sonhos; meus sonhos são um dos poucos momentos em que posso ser completamente livre de tudo - e, ao mesmo tempo, me empurra, pois eu não posso "empacar". Enquanto isso, acho o mundo estapafúrdio, pois sou subestimada a esse tipo de quase-ditadura que me obriga a ser quem eu não sou, decorando números e fórmulas inúteis e confusas para a minha cabeça.

Nenhum comentário: