sábado, 7 de março de 2015

Superpoderosas(os)



Queria tirar um momento para agradecer às principais pessoas que me ajudaram a ser mulher, ou seja, ser a pessoa que sou hoje do jeito que sou hoje.
Obrigada, Vó, por ter sido a mulher mais incrível e forte que já conheci. Você pariu quatro outras incríveis e fortes mulheres, as educou lindamente ao lado do amor de sua vida, você era linda, amada, cheia de atitude, viva e se mostrou forte e corajosa até o fim da sua vida.
Obrigada às minhas tias, primas, à minha irmã e minha sobrinha, mulheres lindas e especiais, cada uma com seu jeito de ser.
Obrigada ao meu primo que outro dia disse a frase: “Por que você ta chamando ela de puta? Ela não cobra nada!”, enquanto defendia mulheres que simplesmente fazem sexo.
Obrigada ao meu pai, para quem eu pergunto: “pai, ta curto demais?” e ele sempre diz que não. Obrigada por nunca ter dito que minhas roupas eram vulgares, curtas ou sexys demais, mesmo quando eu estava com medo do que os outros iam achar. Obrigada por sempre me ouvir e apoiar nos meus desabafos sobre machismo e patriarcalismo, os preconceitos humanos. Obrigada por sempre dizer, mesmo sem palavras, que a culpa nunca é minha. Obrigada por mostrar que homens não têm o direito de se sentir superiores a mulheres. Obrigada por me ensinar que, quando um homem me falta o respeito, ele merece um chute no saco. Ao mesmo tempo, obrigada por dizer: “cuidado, filha, há homens que são perigosos”. Obrigada por ser um admirador e respeitador das mulheres, apaixonado por elas, um verdadeiro feminista. Obrigada por dizer que eu estou linda quando estou toda produzida e quando acabei de acordar. Obrigada por criar uma feminista.
Obrigada à minha mãe, a melhor mulher de todas. Obrigada pelas suas preocupações; mesmo que às vezes eu as ache exageradas, sei que tudo o que você quer é o meu bem. E que você só se preocupa porque nossa sociedade, infelizmente, pede isso. Obrigada por sempre lutar pelos seus direitos, pelos meus e pelos das mulheres. Obrigada a me ensinar o que é o feminismo, sem precisar dizer “isso é feminismo”. Obrigada por me fazer crescer feminista. Obrigada por dizer que sou capaz, que sou forte, que sou bonita. Obrigada por dizer que as preocupações com meu corpo são bobagens, dizer que ele é lindo e que nada que eu julgue “errado” é errado. Obrigada por me influenciar a ser natural. Obrigada por ser essa mulher grande que é você, cheia de atitude, o meu exemplo de pessoa e de profissional. Obrigada por sempre apoiar minhas escolhas, por sempre amar meus trabalhos e minhas personagens no teatro, sejam quais forem.
Obrigada aos meus pais, que sempre me fizeram ter uma relação natural e boa com meu corpo e minha pessoa, com meu cabelo, com minhas roupas. Obrigada por sempre desmistificarem a nudez e a sexualidade. Obrigada por me deixarem dormir com meu namorado.
Obrigada ao meu namorado, quem diz que sou a mulher mais linda do mundo – mesmo que eu não acredite –, que me elogia diariamente e me deixa sem graça, que não vê nada de errado com meu corpo, que nunca pergunta meu peso, que gosta de qualquer corte de cabelo, que nunca reclamou de uma roupa, que gosta quando eu visto saias longas e curtas, que me acha bonita de qualquer jeito. Obrigada por me fazer sentir à vontade e levantar minha autoestima sempre.
Obrigada a todos e todas que levantaram e levantam minha autoestima. Que, carinhosamente, me elogiaram, disseram que sou bonita, que me admiram, que gostam de mim, do meu jeito, das minhas roupas, do meu corpo, da minha pessoa. Obrigada pelas palavras que disseram e pelos gestos que fizeram e me deixaram melhor.
Obrigada às minhas amigas, mulheres lindas que me fazem ser uma mulher melhor. Obrigada às que se incomodam com a nossa cultura machista e lutam pelos nossos direitos.
Obrigada a cada uma e a cada um que me ajudou a ser a mulher que sou hoje. Posso dizer que cada palavra linda e cada palavra horrorosa que já escutei nessa vida me fizeram uma mulher com autoestima na maioria das vezes alta, uma feminista que se preocupa com o papel da mulher na sociedade, uma pessoa que já se desapegou de vários problemas que via no próprio corpo, uma pessoa que tem o próprio estilo, usa as roupas que quer, com toda a noção que a sociedade pede. Obrigada também às bobagens que já escutei, aos homens que invadem o vagão das mulheres no metrô, a existência desse vagão. Afinal, graças a isso tudo, eu pude perceber que o mundo ta todo errado. E por último, obrigada ao Cartoon Network, canal marcante na minha infância, por me ensinar que os dias podem ser salvos graças às meninas superpoderosas. E esses dias virão.

Marina N. Martins

3 comentários:

Anônimo disse...

Obrigada, filha, por me permitir conhecer uma pessoa tão especial e sensível como vc. Obrigada por ter me feito uma feminina ao cubo quando carregava vc em meu corpo. Obrigada por ser a pessoa que me instiga, questiona e que, apesar de tudo, ainda me acha a melhor mãe do mundo. Obrigada por admirar a minhaexistência. Obrigada por manter o amor pela minha mãe, sua avó, que tb te educou. Te amo maior que tudo. Mamãe Isabella

nelsonmaf disse...

Oi Marina, tenho 1 pergunta p/ vc... Envie 1 e-mail p/ mim (é bem óbvio) ;- ) nelson

Marina N. Martins disse...

Oi Nelson! Tudo bem?
Pode falar!
Abs