quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Vocês também são machistas quando acham que não são.

Ou quando acham que não estão sendo.

O que, para muita gente, parece óbvio, mas para outras tantas não é. Tem muita coisa por aí que ninguém acha que é machismo, mas é. E se a gente reclama, vão nos chamar de exageradas. O machismo não está “só” nos gigantescos problemas estruturais, como acesso diferenciado à educação, desigualdade salarial, falta de liberdade e propriedade com o próprio corpo, direito vetado de ir e vir, violência moral, física e sexual... O buraco é ainda mais profundo do que parece. E só sai dele quem se permite escavar.

Pelo momento, eu peço: sem essa de “ah mas mulher também é machista”. Gente, todo mundo está na mesma sociedade patriarcal, é claro que também haverá mulheres que vão reproduzir esse discurso e, na maior parte das vezes, sem nem perceber. Mas esse não é um texto para as mulheres, e sim para os homens. E quando eu digo os homens, não estou falando de um em específico, mas de vários. “Ai, mas aí é generalização”. Sim, a generalização é necessária quando o problema está na maioria. Se você é exceção, meus parabéns, não faz mais do que sua obrigação. Estou me baseando em diversas experiências de vida, que não acontecem só comigo, mas com amigas e, com toda certeza, com muitas mulheres que eu conheço ou nem conheço.

Então você, pode ser um puta cara bacana. Puta filho, puta amigo. Pode ser aquele cara que todo mundo gosta de estar perto, de trocar uma ideia. Pode até ser tudo isso e ainda ser bonito, charmoso, ter estilo, ser cheiroso, engraçado, educado. Tem um papo bom. Moleque família. Moleque caseiro. Mas também não perde a chance de uma cervejinha. Cheio das amigas e dos amigos. Sem preconceitos. Desconstuidão. Pró feminista pra caramba. Curte tudo de feminismo que as minas postam. Apoia o movimento pra caralho. Mas você, esse puta cara bacana, continua sendo machista. E me desculpa por ser a bruxa que te diz isso.

Você também é machista quando transa com a mina numa noite e fala pra ela assim: “ó, vê se não some”. Mas aí ela vai puxar uns assuntos com você e quem some é você. E a moça fica sem entender, querendo ir atrás de você, mas aí começa a falar pras amigas “meu deus, eu pareço desesperada?”. Quando, na verdade, ela só queria mais uma(s)zinhas(s) com você, porque foi gostoso. Porque cê deu prazer pra ela e todo mundo gosta de prazer. E ela tem direito de querer de novo sem sentir vergonha disso. Mas ela não tem coragem de te dizer isso, porque seria ousado demais, na cabeça dela.

Você também é machista quando fica ostentando mulher pra mina com quem você está saindo. Você se paga de legalzão, falando que não quer nada sério, e faz questão que essa mina saiba que você ta aí cheio dos esquemas e dos contatinhos. Mesmo que você não queira nada sério, você também faz questão de marcar presença pra essa mina. Ta sempre ali puxando um assunto no whatsapp. Mesmo sabendo que ela pode se envolver com você, mas ah! Aí não é culpa sua ne? Desde o início você disse que não queria nada sério, ninguém mandou ela se iludir.

Você também é machista quando está saindo com duas minas ao mesmo tempo, mas nenhuma delas sabe da outra. Ah, e elas se conhecem. E você fica administrando isso enquanto paga pra todo mundo de cara maneiro, mas, por trás delas, fica as colocando no lugar de meninas apaixonadas que estão confundindo as coisas. Como se 1. Fosse verdade e 2. Elas não tivessem motivo pra isso, caso fosse verdade.

Você é machista quando ta mantendo as duas debaixo das suas asinhas, mandando mensagenzinha e áudio grande. Dizendo “vamo marcar” e, toda vez que marcam, cê dá bolo.

Você também é machista quando diz pra uma delas “eu não sou um cara que gosta de estar com duas meninas ao mesmo tempo”. E quando você continua nessa pose de cara legal, mas se faz de coitadinho “ai, parem de achar que eu só legal, eu não mereço isso”. Ai querido, se você quer punheta, vai se resolver com isso sozinho, não fica alugando ouvido de mulher com punhetagem emocional, porque a gente tem mais o que fazer, ok?

Você também é machista quando acha que a mina ta apaixonada e morrendo de amores por você, quando na verdade ela só ta te curtindo. E fica falando isso pras pessoas, mas pra ela você diz “eu não costumo falar pra ninguém das meninas com quem eu fico”.

Você também é machista quando pede pra fazer sexo sem camisinha.

Você também é machista quando sai enfiando seu membro inferior na cara de uma mina pra ela fazer sexo oral, quando você poderia ter perguntado antes a ela se ela queria fazer, já que não foi uma iniciativa dela.

Você também é machista quando não faz sexo oral em uma mulher.

Ou não se esforça para fazer direito.

(Se tem nojo de vaginas, porque transa com mulheres? Reveja suas preferências.)

Você também é machista quando acha que sexo é só penetração.

Você também é machista quando não se esforça para encontrar o clitóris. E talvez um pouco limitado, porque meu deus. É tão simples.

Você também é machista quando goza, mas não se esforça pra fazer mulher gozar.

Você também é machista quando força uma barra pra mulher transar com você, ou pra ela ir até o final, mesmo percebendo que tem alguma coisa errada. E também é machista se não percebe quando tem uma coisa muito errada no meio do sexo.

Você também é machista quando pede para duas mulheres se beijarem na sua frente, porque isso te excita. Duas amigas juntas e, ainda mais, duas namoradas, não são fetiche pra ficar realizando fantasia de macho.

Você também é machista quando acha que as mulheres precisam ser cuidadas e protegidas.

Você também é machista quando diz que uma mulher é sentimental demais, excessiva, quando ela está sendo apenas sincera com você. Sobretudo se vocês tiveram uma relação de muito tempo. Como se ela não tivesse o direito de sentir. Como se ela não pudesse compartilhar isso com você. Como se ela fosse fraca demais pra enfrentar. Porque você... você é forte ne? Sentimentalismos são demais pr'um cara como você.

Você também é machista ao achar que, por uma mulher sentir saudades suas, isso é sinônimo de que a única coisa que ela anda fazendo é sentindo sua falta, por isso ela anda pelos cantos sofrendo. Sentir falta não é fazer voto de castidade, ok?

Você também é machista – ta, aí já não sei se machista ou só babaca – quando dá condição pra uma mina e depois 1. Fica fazendo joguinho com ela ou 2. Ignora ela ou 3. Não fode e nem sai de cima. Arroz a gente gosta no prato com feijão, ou então um bem molhadinho num risoto. Se quer ou se não quer, não custa nada ser sincero.

Você também é machista quando não enfrenta conflitos e evita conversas. Porque nessa sociedade, normalmente uma mulher vai resolver seus problemas pra você. Sua mãe, sua namorada, sua esposa, sua secretária, sua assistente, sua babá, sua empregada doméstica... aí quando é você quem precisa encarar, prefere deixar a mulher lá, perdida, sem resposta, do que mandar a real.

Sabe aquela velha expressão “ele pensa com a cabeça debaixo”? Então. Vocês, mesmo quando pensam com a cabeça de cima, tão pensando com a de baixo. Porque nossa sociedade é falocêntrica pra caralho (taí um exemplo: por que tudo é “pra caralho” quando é demais?). O conceito de falos é um conceito de poder que está atribuído ao pênis. Freud explica. Inclusive toda sua teoria parte daí. Do pênis. Assim como a nossa sociedade. Assim como a nossa criação. Assim como tudo o que vocês pensam e fazem. Cada vez que cês colocam a mulher na postura de desesperada, louca, sentimental, cada piadinha “sem maldade” deslegitimando a mulher de alguma forma, cada gemido que vocês podiam arrancar da gente, mas não se esforçam pra isso... cês tão com a cabeça na cabeça debaixo. Mas querem uma notícia? O mundo não gira em torno do falos de vocês (inclusive saibam que, muitas vezes, ele – ou como vocês o utilizam – deixam a desejar, ok?). O problema dessa sociedade é realmente associar o poder ao pênis, porque cês já nascem sendo criados para serem os donos do mundo. E para devorá-lo. Porque enquanto a mulher dá, o homem come. Percebem? Pois é. A gente se dando e vocês se comendo. Ops. Comendo.

Que um dia vocês pensem mais com os sentimentos, como algumas dessas loucas e histéricas e sentimentais e excessivas e exageradas e desesperadas mulheres, e menos com os pênis de vocês. Se é pra usar o falos, usem direito. E com respeito. Quem sabe pensando com a cabeça de cima pra usar e não usar a cabeça debaixo, cês param de ser machistas mesmo quando acham que não estão sendo. Não adianta nada ser gente boa, se quando fazem uma mulher chorar, acham que o problema é dela, nunca de vocês. Porque o problema nunca é de vocês. Mas a bruxa aqui dá outra má notícia: muitas vezes, o problema não é de vocês. O problema são vocês.

Obs: esse texto não fala especificamente de nenhum homem. Quem dera que fossem problemas pontuais. Se você leu e se sentiu ofendido, eu só lamento que a carapuça tenha servido. Reveja seus conceitos. Se a carapuça não serviu, ajude os seus amigos encarapuçados a reverem os conceitos deles. Como diz a grande Lumilla, "se não gosta, senta e chora, hoje eu to a fim de incomodar". Paz.

Marina N. Martins

Nenhum comentário: