quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Nós outros ou Utopia particular



De vez em quando dou-me conta do universo pessoal de utopia em que, por vezes, vivo. Essa minha mania de procurar sempre pela paz e achar que tudo poderia ser resolvido com o amor... não sei. Não gosto de brigar, não gosto quando as pessoas brigam. Mas tal mania pode acabar me decepcionando, já que o amor nem sempre prevalece: as pessoas pensam muito nelas mesmas.
Em minha utopia particular, ninguém precisa mentir, desrespeitar ou brigar; nada disso é necessário. Tudo é resolvido com palavras tranquilas e respeitosas, repletas de verdade e sinceridade. Ao final, tudo termina com um abraço longo e verdadeiro. Nessa utopia, tudo vai dar certo. Sempre.
Mas não. O ser humano é superior demais para sentir-se inferior. Abrir mão? Claro que não. Mesmo sabendo que estamos errados, queremos que o outro nos prove que estamos errado, queremos que o outros nos prove porque erramos. Aceitar os erros? Talvez. Arrepender-se? Quem sabe, por um tempo. Desculpar-se? Pode ser, mas às vezes da boca pra fora.
Incrível. Precisamos enganar, brigar, mentir. Temos a necessidade de nos aumentar, os outros precisam achar que somos grandes, enormes! Os outros... quem são eles? São exatamente iguais a nós. E é por sermos tão iguais que todos se enganam, brigam e pensam tanto em si mesmos. Enquanto isso, permaneço imersa em minha utopia, que não passa de uma utopia boba, achando que o amor algum dia prevalecerá na cabeça de nós outros.

Marina Martins; escrito há algum tempo atrás.

Um comentário:

Naomi disse...

Nina,
Entendo o que você está falando, mas queria te dizer algo que passou pela minha cabeça há um tempo sobre a mentira. As vezes a gente mente porque não queremos decepcionar. Porque às vezes a verdade é dura demais pro mentiroso, e mentir pro outro é uma mentira pro próprio. Eu sei que não é sempre assim, mas as vezes as pessoas têm vergonha, ou querem esquecer de algo. Se você fala uma mentira com frequência e convicção, acaba acreditando na própria mentira.
Pode ser que você não concorde com atitudes como essa, mas têm gente que não tem força pra colocar as coisas pra fora, não tem um blog, um psicólogo, um amigo de confiança, enfim, um sistema de suporte. As pessoas são frágeis, sensíveis, mas vivemos numa sociedade onde nos falam o tempo inteiro que isso é ruim, que temos que ser duros e frios. Acho que a mentira é uma defesa natural contra os outros e a sociedade, mesmo que não intencionalmente (e obviamente não em todos os casos).

"As pessoas não são más, elas só estão perdidas". - Criolo