terça-feira, 14 de setembro de 2010

O que fazer quando o nó está na garganta? Chorar apenas? Talvez, mas isso nem sempre resolve o problema. Esse nó é o sentimento preso em mim por algum motivo. Sofrimento, saudade, angústia, emoção, não importa. Só sei que só sai chorando. Mas só o nó sai. O sentimento causador dele continua. E, mesmo que, para mim, chorar seja bom, e muitas vezes o melhor caminho, isso nem sempre resolve o meu problema. Resolve quando o nó foi causado por emoção ou felicidade, porque, na minha visão, ao soltar as lágrimas, solta-se essa emoção ou essa felicidade. E muitas vezes o choro solta a angústia e o sofrimento também. Mas há vezes que isso é apenas momentâneo, pois, mesmo que eles tenham sido liberados, podem voltar... e de novo o nó vai estar na garganta.

Agora, quando o sentimento é a saudade, o nó só sai por inteiro quando eu encontro o que ou quem estava com saudades. Mas isso nem sempre acontece. Ou demora muito para acontecer. E, mesmo que eu chore e libere a saudade do momento, sei que o nó, mais cedo ou mais tarde, voltará a se instalar na minha garganta. E vou ter que chorar novamente para liberá-lo. E vou chorando até alcançar o objeto de saudade. Mas quando sei que nunca vou alcançá-lo, só me resta mesmo chorar. Posso até escrever, falar, desabafar, mas acho que o melhor remédio acaba sendo chorar. Então o que me resta mesmo fazer quando o nó está na garganta é apenas chorar. Chorar até a crise momentânea parar. E respirar, esperando o outro momento de chorar.

Marina Martins

Um comentário:

Pedro disse...

"O choro é uma necessidade da mente que o corpo não compreende."