quinta-feira, 9 de setembro de 2010

O Pequeno Príncipe

Resolvi postar algumas citações do livro "O Pequeno Príncipe", que li essa semana, pois são coisas que me chamaram a atenção e que eu gostei muito. Talvez algumas delas signifiquem muito apenas para mim e talvez outras não chamem atenção por nada para ninguém, mas por algum motivo, que talvez nem eu saiba qual, me chamaram. Talvez porque simplesmente as achei bonitas. Enfim, de qualquer jeito estou postando todas as que marquei. Eu nunca tinha lido esse livro e ele é maravilhoso, carregado de coisas muito bonitas e sentimentais. Eu recomendo a todos, da criança mais criança ao velhinho mais velhinho.


“As pessoas grandes adoram os números. Quando a gente lhes fala de um novo amigo, elas jamais se informam do essencial. Não perguntam nunca ‘Qual é o som da sua voz? Quais os brinquedos que prefere? Será que ele coleciona borboletas?’ Mas perguntam ‘Qual é sua idade? Quantos irmãos ele tem? Quanto pesa? Quanto ganha seu pai?’”

“Mas nós, nós que compreendemos a vida, nós não ligamos aos números!”

“Bastaria poder ir à França num minuto para assistir ao pôr-do-sol. Infelizmente, a França é longe demais.”

“-Um dia eu vi o sol se pôr quarenta e três vezes!
(...)
-Quando a gente está triste demais, gosta do pôr-do-sol...
-Estavas tão triste assim no dia dos quarenta e três?”

“-Como pode a gente possuir estrelas?
-De quem são elas? (...)
-Eu não sei. De ninguém.
-Logo são minhas, porque pensei primeiro.”

“No entanto, é o único que não me parece ridículo. Talvez porque é o único que se ocupa de outra coisa que não seja ele próprio.”

“Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Será para mim único no mundo. E eu serei para ti única no mundo...”

“- (...) Eis o meu segredo. É muito simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.”

“-Foi o tempo que perdeste com tua rosa que fez tua rosa tão importante.”

“- (...) O que faz a sua beleza é invisível!”

“-Mas os olhos são cegos. É preciso buscar com o coração...”

“A gente corre o risco de chorar um pouco quando se deixou cativar...”

“O sentimento do irreparável gelou-me de novo. E eu compreendi que não podia suportar a ideia de nunca mais escutar esse riso. Ele era para mim como uma fonte no deserto.”

“-É como a flor. Se tu amas uma flor que se acha numa estrela, é doce, de noite, olhar o céu. Todas as estrelas estão floridas.”

“-As pessoas têm estrelas que não são as mesmas. Para uns, que viajam, as estrelas são guias. Para outros, elas não passam de pequenas luzes. Para outros, os sábios, são problemas. Para o meu negociante, eram ouro. Mas todas essas estrelas se calam. Ru, porém, terá estrelas como ninguém...
-Que queres dizer?
-Quando olhares para o céu de noite, porque habitarei uma delas, porque numa delas estarei rindo, então será como se todas as estrelas rissem! E tu terás estrelas que sabem rir!
E ele riu mais uma vez.
-E quando tu houveres consolado (a gente sempre se consola), tu te sentirás contente por teres me conhecido. Tu serás sempre meu amigo. Terás vontade de rir comigo. E abrirás às vezes a janela à toa, por gosto... E teus amigos ficarão espantados de ver-te rir olhando o céu. Tu explicarás então ‘Sim, as estrelas, elas sempre me fazem rir!’ E eles te julgarão maluco. Será uma peça que te prego...”

O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry

2 comentários:

Martina Solés disse...

Marina, i'm Martina haha
i don't understand all of the text but it's very nice :)
i hope that everything is ok, i miss u!
kisses

Marina N. Martins disse...

thank you, Martina! they are some parts of a book... i have a text that i'll post it in english, and than i send you.
miss you too!
kisses